Enter your keyword

OrganiCup – Menstrual Cup

OrganiCup – Menstrual Cup

After a while without writing, we return this week to talk about a revolution in feminine hygiene: the Menstrual Cup.

At the first sight, this can cause you strangeness but we guarantee that will be one of the best things you will find out about intimate hygiene. First of all, will make you save a lots of money and… thereafter we will give you numerous aspects. We will talk about our experience with OrganiCup.

OrganiCup

Unlike pads and tampons, the menstrual cup can be worn for up to 12 hours, once it can contain three times more than pads and tampons. If it is leak proof? Yes, if placed correctly. The cup will not fall down or disappear in a black hole, because after folded out completely, it created a suction seal which keep it firm in the vaginal canal. Other great reason, the flow is not air contact: so is hypoallergenic and odour-free!

Além do mais, é “composto apenas por silicone puro, suave e hipoalérgico”, sendo “livre de cloro, cola, perfume, amaciador, absorvente ou qualquer outra coisa que não pertença ao teu corpo”, como pode ler-se no site da Organi Cup. Promete-nos não haver cá securas nem infeções, bem como ser bastante confortável para todo o tipo de atividades. E o bom é que nós podemos confirmar que é totalmente verdade!

OrganiCup

“Falando da minha experiência pessoal, já uso há cinco anos e posso garantir-vos que não quero outra coisa. Nunca gostei da sensação de usar tampões e a questão ambiental, que tem uma grande importância para mim, foi decisiva para querer experimentar e deixar de usar os pensos convencionais.”

Na grande maioria os pensos são constituídos por plástico e obviamente não são recicláveis contribuindo negativamente para a pegada ecológica durante o período fértil da mulher. Durante a sua vida, uma mulher usa, em média, 11 mil pensos e tampões. O copo menstrual “representa 30 gramas de desperdício em vez de 30 kilos”, uma vez que dura anos e não horas!

“E posso dizer que mudou a minha vida!!! A menstruação deixou de ser um incómodo para ser apenas dias naturais para o meu corpo. O copo é tão flexível e ajustável que não o sinto, mesmo para uma pessoa activa como eu, que trabalho muito tempo em pé e faço dança regularmente. E no Verão é perfeito para as idas à praia e piscina.

OrganiCup and box

Como tudo na primeira vez, necessita um pouco de prática e algumas tentativas para encontrarem a melhor forma de o colocar e para se sentirem seguras e confortáveis. O importante é estarem o mais relaxadas possível. Se o copo estiver a magoar é porque não ficou colocado correctamente. Mas com a prática vão sentir quando está bem colocado. E ainda vos vai permitir conhecer melhor a vossa fisionomia. Com as fugas é igual, por vezes acontecem, um pouco, mas sei que é porque não ficou bem colocado. Aí é voltar a tirar e reposicionar correctamente.

Dependendo do fluxo, que é sempre variável, no meu caso e mesmo nos dias de maior fluxo, coloco apenas de manhã ao acordar e à noite antes de deitar. O meu ritual é lavar bem as mãos, retirar o copo, esvaziá-lo na sanita, fazer a minha higiene com o Organi Wash, que é um sabonete ph neutro sem cheiro, que também vos permite lavar o copo e voltar a introduzi-lo.

Kit OrganiCup ( Wipes, Cup and OrganiWash Soap)

Ultimamente não tenho ido acampar ou fazer viagens de mochila às costas, onde poderá ser mais complicado usar o copo, principalmente se não tiverem à vossa disposição uma casa de banho com água corrente. Para essas situações pontuais, o kit da OrganiCup tem uns toalhetes que vos permite limpar o copo”.

A própria marca explica como utilizar, com um vídeo, aqui. Resumidamente: dobrar e colocá-lo fechado. O copo vai abrir-se e formar o vácuo que falámos anteriormente neste post. É simples! Têm também vários vídeos e tópicos de ajudas para qualquer dúvida que tenham. Preparadas para mudar o vosso período?

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.